Como vender mais e produzir melhores resultados para o negócio

Escrito por Fabio Bertolini
em 12 de fevereiro de 2021
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Entender como vender mais e produzir melhores resultados está entre as prioridades dos gestores e conseguir estruturar esse processo é o que diferencia as empresas que crescem daquelas que fecham as portas.

A ideia deste artigo não é compartilhar técnicas de vendas, existem muitos artigos bons nesse sentido. Acredito que antes das técnicas de vendas o gestor precisa ter um negócio estruturado para vender mais.

Caso contrário, a empresa vai patinar. A boa notícia é que o sucesso deixa pegadas, ensinamentos e eu venho estudando muito sobre isso e duas coisas eu já concluí que ajudam muito.

  1. Entender como encontrar e explorar as alavancas que movem a empresa para cima, ou seja, aprender a encontrar oportunidades.
  2. Entender como estruturar a oferta de maneira mais relevante e envolvente.

Nos próximos parágrafos saiba como vender mais estruturando o negócio para isso acontecer.

Entre as várias coisas que a pandemia trouxe, uma é muito positiva e chama-se oportunidade. As oportunidades estão impulsionando as vendas de vários tipos de negócios. Veja o crescimento do e-commerce e dos negócios digitais, de cursos online a novos formatos de serviços.

💰 Acompanhe os exemplos de novos negócios:

E-COMMERCE DE SORVETE

A DioMio inovou e criou um canal alternativo para levar seus sorvetes para os clientes. Antes a DioMio dependia dos pontos de vendas como restaurantes e bares. Hoje consegue levar seus sorvetes através do e-commerce e de um aplicativo exclusivo gerando mais vendas para o caixa da empresa, ou seja, um ajuste no modelo de negócios para vender mais.
=> @diomio

CURSO ONLINE DE COMIDA SAUDÁVEL

A Saudáveis e Lucrativos é uma  plataforma digital que ensina como iniciar um negócio e ganhar dinheiro vendendo salgados fit. A base de alunos cresce a cada abertura de turmas e a comunidade no Instagram está cada vez mais engajada. Um negócio que com o fechamento das escolas tradicionais e a necessidade das pessoas de gerar receita e/ou vender mais, cresceu exponencialmente a partir de um bom modelo de negócios e estratégias de marketing digital.
=> @saudaveiselucrativos

YOGA POR VÍDEO AULA AO VIVO

A pandemia impôs novas posturas para negócios inclusive com o fechamento das academias e estúdios. Um problemão. Mas, veja o exemplo do Zé da Yoga, que antes atendia em um estúdio e dava aulas para 20 ou 30 alunos por dia. Hoje ele dá faz sua aula online para mais de 300 pessoas todos os dias e cobra apenas uma contribuição espontânea pelas aulas. Com reabertura das academias ele ele montou um novo espaço e manteve as aulas online. Ele conseguiu produzir melhores resultados para o negócio, gerando mais vendas das suas aulas.
=> @ze.yoga

Uma pesquisa recente da consultoria global Mckinsey, diz que estruturar novas frentes de negócios é a prioridade número 1 das empresa no mundo. A razão é a necessidade de gerar de mais receita, mais vendas. Esse movimento é impulsionado pela mudança no comportamento dos mercados e das pessoas. No final do artigo, deixei o link para o artigo completo.

EVITE RISCOS E INVESTIMENTOS SEM O RETORNO ADEQUADO

Nesse momento as pequenas e médias empresas precisam agir como as grandes empresas, ou seja, pensar na estratégia, na execução e na gestão dos resultados. Sei que o dia a dia consome, mas é o caminho a ser percorrido.

Muitas vezes, por falta de tempo, conhecimento e/ou recursos a gestão fica focada em gerar resultado de curto prazo, aquele que paga a conta no final do dia. Geralmente é assim, inicia o dia apagando os incêndios do dia anterior e o ciclo não acaba, mas não na minha opinião, não precisa ser assim para sempre. Esse ciclo não gera crescimento, gera uma overdose de trabalho.

Eu trabalhei por muitos anos para empresas grandes e a visão é diferente e por isso elas crescem, mesmo em períodos desafiadores. As grandes empresas tocam os negócios, resumidamente, em 03 etapas;

  • Explorar as oportunidades de crescimento e geração de receita
  • Estruturar a oferta de produtos, serviços e conteúdo de maneira mais envolvente e relevante
  • Entregar a comunicação que gera os resultados de vendas e visibilidade com assertividade e maior alcance

Essas etapas são cumpridas também no Método 3E+, um método de trabalho de trabalho que consolida estratégia, criatividade e execução, testado e comprovado em projetos realizados pela combine+ desde 2017.

A dica aqui é não queimar a largada e pensar em uma etapa de cada vez. Caso contrário, como diriam, vai embolar tudo, vai parecer muita coisa e o negócio continuará na mesma. Pra ajudar acompanhe as dicas abaixo.

Dica #1 busque referências e indícios de oportunidades:

  • Olhe para o seu negócio e faça um mapa das suas principais competências. Anote num quadro branco, use postits, deixe visível para as pessoas da empresa complementarem. A ideia é que você entenda que o que você faz hoje não precisa se APENAS o que você vai fazer daqui pra frente, sua capacidades podem te levar a novos caminhos;
  • Procure saber como seus concorrentes estão de comportando, e as redes sociais ajudam nisso. Entenda qual é a movimentação, para onde estão indo, isso te ajudará a posicionar seu negócio;
  • Procure informações de mercados que estão aquecidos e gerando mais vendas, quem sabe tem uma oportunidade para seu negócio.

Dica #2 converse com os seus clientes

  • Se você já tem clientes atendidos, faça um contato com cada um deles, ou com quantos puder. Use o bom e velho telefone e pergunte “o que mais eles estão precisando”. Surpreenda-se com as possibilidades de novos negócios para vender mais.

Não subestime essa dica pela simplicidade pela qual foi passada aqui. A ideia é fazer com que você fale com seu cliente de mente aberta e atenção 1000% sobre o que você vai ouvir. Bora praticar?

Dica #3 para aumentar o alcance da sua marca, seja visível para um número maior de potenciais clientes.

  1. Procure por novos canais de comunicação, use as redes sociais para se relacionar com os clientes e também para vender.
  2. Use as plataformas de anúncios online do Google, Facebook, Instagram, Linkedin, etc. Você pode gerar leads para seu departamento de vendas ou impulsionar as vendas no seu e-commerce com investimentos de qualquer quantia.Observamos ao longo dos nossos projetos que investimentos iniciais nessas mídias de R$ 1.000,00, R$ 1.500,00 por mês podem gerar bons resultados por mês.

    Contar com a ajuda profissional para obter o retorno adequado dentro destas plataformas ajuda muito em dois pontos:
    1. Melhora os resultados obtidos, seja de vendas, geração de orçamentos ou ainda mais pessoas engajadas com o seu negócio.
    2. Maximiza o investimento trazendo mais potenciais clientes até seu negócio.

Dica #4 para fazer gestão dos resultados produzidos

  • Para cada nova oportunidade de crescimento detectada, crie um plano estruturado para explorar
  • Defina o objetivo do negócio para essa oportunidade, ex.: mais vendas, mais visibilidade, mais retenção dos clientes, etc.
  • Defina as métricas que te ajudarão a saber se os resultados produzidos estão ou não adequados
  • Se puder criar um dashboard integrado com as atividades de vendas e marketing, melhor ainda
  • Crie um plano com as ações necessárias, pode ser uma planilha simples com os prazos estimados e quem vai realizar.

ORGANIZE SEU NEGÓCIO PARA VENDER MAIS

Imagino que se está comigo até aqui, deve estar se perguntando como organizar todas essas informações de maneira prática. Essa dúvida foi minha durante um bom tempo.

Sou designer de formação, gosto das coisas organizadas e visualmente de fácil acesso. Quando comecei a estudar planejamento estratégico, planejamento de marketing, business plan, eu ficava atordoado com o tanto de folhas que esses documentos geravam.

Durante os meus estudos e pesquisas conheci o método “Business Model Canvas” e foi paixão a primeira vista. Um método ágil que consolida em uma única página 09 tópicos essências para estruturar o negócio, vender mais, produzir melhores resultados como um todo  e de maneira mensurável.

Quando usado em conjunto com outras ferramentas ágeis como o SCRUM e as OKRs, falarei mais delas em outros artigos, a gestão e a inovação da empresa ganha corpo e musculatura de gente grande. Para saber como usar o Business Model Canvas, acesse aqui.

 

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Aqui a dica é fazer uma atividade de cada vez. Uma etapa de cada vez.

Ray Dalio, fundou a Bridgewater Associates em 1975 e tornou-se um famoso empresário do multi-bilionário e maior fundo de hedge do mundo (últimos números remontam 770 bilhões de dólares). Ele escreveu o livro Principles, no qual ele demonstra em 05 etapas como é possível iniciar e gerenciar uma transformação nas empresas com foco em produzir melhores resultados. São elas:

  • Objetivos (qual é o objetivo?)
  • problemas (quais problemas são visíveis?)
  • diagnóstico (o que fazer para superar os problemas?)
  • projeto (quais são as ações?)
  • fazer (qual são os resultados a serem produzidos e gerenciados?)

AVANCE

Assim como Ray Dalio propôs, eu também compartilho desta visão na criação e gestão dos nossos projetos. Fazer uma etapa por vez, dedicando tempo e atenção aos milestones de cada uma destas 05 etapas.

A armadilha aqui é iniciar, por exemplo, a etapa “Objetivos” na qual a ideia é definir os objetivos, a direção e onde se quer chegar e já se antecipar e começar a pensar como fazer, na etapa “Projeto”.

Evite a tirania do pensamento “de como fazer”, porque se não conhece o caminho a ser percorrido ou não tem os recursos em vista, usualmente as pessoas tendem a deixar de lado aquele objetivo. Já aconteceu isso comigo. E com você?

AGORA É COM VOCÊ. EXECUTE.

A partir de agora você tem ferramentas valiosas para melhorar o modelo de negócios da sua empresa.

Você ganhou mais visão sobre o seu negócio:

  • para vender mais o caminho é estruturar a empresa para isso;
  • maneiras de explorar oportunidades de crescimento e gerar mais vendas;
  • estruturar a oferta;
  • entregar a comunicação com grande alcance e baixo investimento;
  • estruturar as informações e criar sua estratégia com o Business Model Canvas;
  • criar os projetos em 05 fases e fazer uma de cada vez;
  • criar métricas para monitorar o crescimento, os resultados como um todo e as vendas.

Na hora de executar, fazer com vontade, foco, determinação.

✅ Uma etapa por vez.

🔥 Não procrastine.

🔑 Fazer tudo que é certo e possível para chegar no resultado adequado.

🚀 Senso de urgência.

Você conhece essa frase:


Quando você para de crescer você começa a morrer.

“When you stop growing you start dying” William S. Burroughs

SEJA UNSTOPPABLE 👊

VENDA MAIS E PRODUZA MELHORES RESULTADOS

Na combine+ nós ajudamos startups e empresas que desejam melhores opções para vender mais e ganhar mais visibilidade no mercado. Executamos projetos com investimentos acessíveis. Nosso serviços incluem assessoria com inteligência de marketing, branding e comunicação de performance. Estamos juntos com os gestores desde o início.

Pensando em garantir melhores resultados nós realizamos uma avaliação gratuita das empresas que desejam crescer mas que ainda possuem dúvidas sobre qual caminho seguir.

👉  Saiba mais e agende seu horário nesse link 

CRESCIMENTO PARA EMPRESAS E PESSOAS

Vamos combinar uma coisa, se foi útil pra você, compartilhe. Afinal, gerar crescimento para empresas e pessoas é a melhor maneira de construir um lugar melhor para se viver.

Fique a vontade para compartilhar sua experiência deixando seu comentário. 👊

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Fabio Bertolini
Especialista em Marketing + Design + Performance
Empreendedor | Consultor | Mentor para Startups | Unstoppable

@combinemais
#NoPulsoDosNegócios

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👉 Leitura completa do artigo citado da Mckinsey:
https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-digital/our-insights/why-business-building-is-the-new-priority-for-growth

 

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