EMPRESAS DE T.I. Como atrair bons clientes

Escrito por Fabio Bertolini
em 12 de fevereiro de 2021
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Overview: Como atrair bons clientes para empresas de tecnologia.

Quer saber como atrair bons clientes para sua empresa de tecnologia? 

Aquele cliente que não te dá problemas na hora da venda, entende seu valor e vai bem durante a implantação e suporte?

Longe de encerrar o assunto, esse artigo traz uma estratégia factível de como fazer isso acontecer.

A ideia é apresentar como o Google já fez, apresentar uma planejamento ágil usando OKR como ciclos eficientes de trabalho.

✅ Leia esse artigo para te ajudar entender e aplicar essa estratégia no seu negócio.

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O mercado de tecnologia evolui em velocidade superior quando comparado a grande maioria dos outros mercados.

A inovação constante e a criação de produtos, serviços e aplicações mais eficientes traz um grande desafio para empresa de tecnologia.


🤯 Problema para empresas de tecnologia

Como encontrar o cliente ideal? Aquele com maturidade tecnológica para seu produto?

🎯 Como o Google fez

Em meados de 2006, 2007 lembro quando o Google iniciou a divulgação do produto de anúncios online no Brasil, o Google Adwords.

O grande mercado não tinha maturidade digital e nem noção do potencial dessa ferramenta.

Fato é que, empresas que adotaram inicialmente viram seus negócios decolarem.

Como eu sempre fui um “entusiasta por tecnologia”, então, logo comecei a usar a ferramenta para nossos clientes e não parei mais.

Lembro de um cliente nosso que vendia colchões pela internet. Eu achava aquilo muito louco, mas vendia e em escala.

E o cliente amava os resultados, claro, e por outro lado nossos serviços foram se tornando cada vez mais relevantes para os nossos clientes.

No primeiro semestre de 2022, a publicidade digital movimentou R$ 14,7 bilhões e o Google Ads faturou cerca de R$ 3,7 bilhões (fonte Kantar Ibope Media). Atualmente o Google tem participação de 86% no mercado (fonte Google)

Um exemplo a ser seguido de como atravessar o abismo entre a venda para os “entusiastas por tecnologia” e o mercado principal.

Quando falamos de planos de negócios, o Google sabia da importância de identificar o cliente ideal para aquele momento inicial do produto aqui no Brasil.

Ele explorou o mercado das agências e apresentou uma nova forma de gerar resultados para os clientes.

Será que deu certo a estratégia? 

No caminho da solução

As empresas de tecnologia precisam calibrar o discurso comercial e preparar uma estratégia para cada momento do negócio, e uma boa prática é separar o mercado considerando:

  • clientes com baixa consciência do problema que seu produto resolve
  • clientes com consciência do problema

Anota essa aqui

Para os clientes que ainda não despertaram para o problema que seu produto de tecnologia resolve, a comunicação deve instigar o cliente a pensar no problema e no benefício de resolver tal problema.

Sua comunicação deve ser assertiva e convidar o cliente a ver o mundo a partir da sua perspectiva.

Mentalmente, o seu cliente ideal precisa responder a pergunta: Será que minha empresa vai sair na frente da concorrência, vai ganhar mais, vender mais, crescer mais com essa solução? 

Problema > O seu novo ponto de vista para resolver > Oferta de Crescimento, mais vendas

Uma parcela do mercado alvo é inovadora e uma boa estratégia, é trazer esses clientes para sua empresa empresa, construir bons casos de sucesso e seguir para o grande mercado

Criar um plano estratégico de marketing e vendas, um business plan, vai te ajudar a pensar nos pontos essenciais para identificar o cliente certo, crescer e vender mais, incluindo:

  • segmentar o mercado alvo e identificar o perfil ideal para o seu negócio
  • estruturar uma oferta de produtos relevantes
  • planejar um calendário de ações de marketing e vendas coordenadas entre si
  • usar a inteligência das ferramentas de marketing digital para atrair os clientes certos (Google Ads, Facebook Ads, etc)
  • criar os indicadores de sucesso
  • implementar uma rotina de melhoria contínua dos resultados
  • monitorar os principais movimentos do seu mercado.

Hora de tirar a ideia do papel

Quer saber mais por onde começar um business plan para sua empresa de tecnologia? Aplicando métodos ágeis como OKRs e orientado para o resultado que seu negócio precisa nesse momento? Mande um email ou mensagem no Whatsapp e vamos conversar sobre isso.

Na combine+ temos experiência, casos de sucesso e profissionais para te ajudar.

Quando precisar, agende uma avaliação exclusiva para o seu negócio.

Let’s keep growing.

Fabio Bertolini
Impulsiono empresas com growth marketing e design desde 1994
fabio@combinemais.com.br

@combinemais
crescimento + vendas

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